quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Um pouco de nós


Bem, no primeiro texto nós nos apresentamos, um pouco, como instituição. Agora, aos poucos, mostraremos o nosso cotidiano na sede da ASCAMAR, bem como o perfil de cada associado, as parcerias de sucesso, e nossas impressões sobre o nosso ofício, o de catadores.
Todos os dias ouvimos promessas de uma ou outra pessoa ou empresa que garante que vai nos auxiliar a aumentar a produção, mas garantido mesmo é o nosso empenho. Com todas as dificuldades, em média, conseguimos separar 15 toneladas de materiais recicláveis, e olha que contamos com apenas 10 funcionários, sendo cinco na sede da associação, e os outros cinco na Rua Grande (centro comercial de São Luís). Também não temos caminhão de coleta destes materiais e contamos com a parceria da Prefeitura que faz a coleta conosco, nas poucas empresas parceiras, três vezes por semana, o que é pouco para suprir a demanda de coleta. Também contamos com apenas uma máquina na ASCAMAR, uma prensa cedida pela Coca-Cola; o restante do trabalho é mesmo manual, com base nos nossos esforços. Infelizmente, ainda não contamos com EPI nenhum, o que é complicado no trabalho que realizamos, pois separamos materiais oriundos do lixo.
O espaço onde trabalhamos também é cedido, só que pela Prefeitura, mas nem sempre consegue comportar o volume de doações o qual oscila bastante... Mas, com muito empenho, estamos fazendo com que a produção se mantenha nesta base, sem decair, e contamos com cada vez mais organização. Tudo o que produzimos é colocado num mural, mensalmente, em nossa sede para que haja transparência tanto para quem é associado, quanto para quem doa seu lixo, seja de empresa, ou seja de casa mesmo. Depois disso, nos sentimos mais otimistas em ver nosso trabalho traduzido em números, estimulando metas sempre maiores, num ambiente permeado pela confiança em nós mesmos e no nosso trabalho.
Assim, nossos sonhos são muitos, mas simples..Trabalhar de forma mais digna, aumentar o volume de doações e de produção e divulgar a importância da coleta seletiva, assim como da reciclagem! Continuamos aceitando..SEMPRE...sugestões, e no próximo post colocaremos fotos da sede e de alguns de nós! Aguardem!!!

Obs: Agradecemos a Deus, primeiramente, por esta oportunidade de compartilharmos nosso cotidiano, e agradecemos os amigos que possuimos no que diz respeito tanto às doações como na simples - e valorosa - palavra amiga. Obrigada!!!!

5 comentários:

  1. Muito legal o trabalho de vocês, meu nome é Leandro, sou geógrafo e a questão ambiental é o principal foco deste século, a minha sugestão para este espaço é deixar um contato: e-mail, orkut, msn e principalmente telefones, se não houver telefone comercial coloca o telefone de algum responsável, o celular mesmo para facilitar o contato, eu mesmo vou querer este contato, tenho uns projetos em mente, nada concreto, mais preciso de algumas informações de vocês. Meu e-mail é: santtos.leandro@yahoo.com.br - Um abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de morar próximo à Ascamar, desconhecia a sua localização. Tive notícias sobre a mesma quando buscava informações sobre coleta de resíduos sólidos e educação ambiental.
    Breve farei uma visita.

    Conceição Guedes
    Bibliotecária

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Fábio Poletto... Administrador da GranDesign Soluções Web, to fazendo o novo site de vocês, que vai ser passado à ASCAMAR pelos alunos da faculdade.

    www.grandesign.tk

    Att.: F. Poletto

    ResponderExcluir
  4. Ola meu nome é Jacyara estou muito interessada em conhecer o trabalho de vocês. Nosso blog é o cermangueufma.blogspot.com.br, qual o cantato de vocês ou se possível entrem em contato com agente pelo blog.
    Vocês produzem carpetes de material ecológico? Estamos com uma demanda para um grande evento.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião para crescermos ainda mais!